Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada em um povoado na cidade de Vila Nova de Famalicão, a casa JL organiza-se a partir de dois volumes funcionais - um social e outro privado.
O projeto em forma de L é um resultado do programa, entorno, paisagem e, sobretudo, de uma excelente orientação solar.
Com a forma arquitetônica do L conseguimos que a habitação se voltasse para a rua e para o vizinho, conseguindo assim uma zona privada, onde desenvolvemos a piscina, o pátio, o jardim e a varanda. Esta última surge da elevação de um dos volumes, o da zona privada, fazendo com que haja menos pressão na construção sobre o terreno.
A orientação do volume da zona privada é a sudoeste e o volume da parte social, a sudeste. Dessa maneira, alcançamos uma excelente exposição solar que faz com que a casa seja termicamente confortável durante todo o ano, através da diminuição dos vidros na fachada, funcionando esta como sombreamento durante os meses mais frios.
O acesso à habitação é realizado por níveis, levando em conta uma ante-sala externa, que faz a distribuição para a garagem e o espaço social.
Em termos de materiais utilizou-se o sistema de reboco térmico (ETICS) para o isolamento, considerado o mais adequado para o projeto. No volume social foi utilizado o revestimento de pedra pizarra negra, o que além de dar um aspecto moderno e vanguardista, assemelha-se às casas típicas da região.
Todos os pátios são revestidos em granito "Pedras Salgadas". Madeira de Ipê foi utilizada para a área da piscina e as bancadas da casa.